top of page

Intervenção do Barão de Nossa Senhora da Oliveira no Lançamento da Obra “As Famílias do Vale das Fur


Excelentíssimo Senhor Representante do Governo Regional dos Açores.

Excelentíssima Senhora Cônsul Honorária do Canadá em São Miguel. Reverendo Pe. Ricardo Manuel Melo Pimentel do Amaral, Pároco da Freguesia das Furnas. Ilustríssimo Genealogista Dr. Jorge Forjaz. Excelentíssimo Senhor Dr. Luís Miguel Rodrigues Martins. Demais entidades Civis, Militares e Religiosas presentes. Excelentíssimos Representantes das Famílias do Vale das Furnas. Minhas Senhoras. Meus Senhores.

A obra “As Famílias do Vale das Furnas (1671-2017)”, da autoria do Senhor Dr. Luís Miguel Rodrigues Martins, foi-me apresentada através das redes sociais, subscrevi-a, passei a acompanhar o seu desenvolvimento e, por fim, tornei-me seu patrocinador.

O trabalho do Dr. Luís Miguel Rodrigues Martins, que compilou e ordenou uma informação valiosa, aproveita a todos – e são muitos – os que em todo o mundo se interessam pelo conhecimento de ascendências e relações de parentesco, mas também a diversos outros ramos das ciências humanas, como sejam a história, a história da arte, a demografia, a antropologia, a sociologia, a geografia humana e a genética, que me sensibiliza particularmente, na minha qualidade de Médico. A genealogia humana é o conhecimento da relação de parentesco entre um conjunto de pessoas. Não nasceu recentemente.

Esta obra trata da ciência genealógica relativa à comunidade de pessoas do Vale das Furnas, terra de famílias com grande tradição e história. É uma investigação histórica genealógica de grande fôlego e âmbito que vai fornecer informação para outras ciências constituindo uma obra de referência em relação ao Vale das Furnas e um marco incontornável na bibliografia genealógica, preenchendo uma lacuna da historiografia Açoriana e Portuguesa.

O tema interessou-me, ainda, por tratar duma comunidade com quem, durante séculos, os meus antepassados mantiveram contacto, circularam no mesmo espaço geográfico e físico, usufruíram da rara beleza local e socializaram. A minha família está nos Açores desde os primórdios do seu povoamento e mantem o seu núcleo principal na Ilha de São Miguel, possuindo propriedades um pouco por toda a ilha, nomeadamente no concelho da Povoação, onde se localiza o Vale das Furnas.

É uma honra para mim e para a minha mulher Maria Antonieta, enquanto segundos Barões de Nossa Senhora da Oliveira, dar o apoio e patrocínio a esta grande obra genealógica que, além do mais, é um valioso contributo para o conhecimento científico.

Esta postura compagina-se com a tradição filantrópica dos meus tios avós, Manuel Inácio da Silveira (1801-1881) e sua mulher Dona Maria Isabel Gago da Câmara (1815- 1906), primeiros Barões de Nossa Senhora da Oliveira que também apoiaram muitas iniciativas de caracter cultural, na sua época.

Muitos Parabéns Dr. Luís Miguel Rodrigues Martins!

José António Alves da Cunha Coutinho Barão de Nossa Senhora da Oliveira Médico Presidente da Associação da Família Cunha Coutinho Da Associação Portuguesa de Genealogia, da Academia Portuguesa de Ex-libris Cavaleiro de Honra e Devoção, em Obediência, da Ordem Soberana e Militar de Malta

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page