top of page

700 Anos da Ordem de Cristo

A Associação da Família Cunha Coutinho patrocina e promove a Comemoração dos 700 Anos da Ordem de Cristo, que terá lugar em Tomar nos próximos 15 e 16 de Março.

A Ordem de Cristo foi sucessora da Ordem do Templo, a maior e mais emblemática Ordem Monástica e Militar de todos os tempos tendo sido criada pelo Papa João XXII a pedido d'el Rei D. Dinis no ano de 1319.

A sua Cruz vermelha tornou-se o símbolo dos Descobrimentos que estiveram exclusivamente a seu cargo sob a Chefia do Infante D. Henrique.

Secularizada como Condecoração de Estado depois de 1834, foi refundada em 1917 como Ordem Militar hoje conferida pela Presidência da Republica Portuguesa.

No próximo dia 14 comemora-se os 700 anos da emissão da Bula "Ad Ae Ex Quibus" emitida em Avinhão pelo Papa João XXII e ratificada pelo Rei D. Dinis a 5 de Maio do mesmo ano na presença do Bispo de Évora.

As comemorações oficiais organizadas pela Direcção do Convento de Cristo em parceria com as Fundações D. Manuel II e Oureana e aprovadas pela Direcção Geral da DGCP estão divididas em duas fases sendo que a primeira que se inicia já no dia 15 conta conta com uma Missa na Igreja de Santa Maria dos Olivais com Memorial pelas 19 horas e depois, no dia 16 pelas 10 horas haverá uma Visita Guiada seguida de um Ciclo de Palestras na Sala de Conferências do Convento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page