top of page

Príncipes representantes de várias Casas Imperiais e Reais presentes na Reinauguração da Lipsanoteca

Vários Príncipes Patronos estiveram presentes no dia 28 de Setembro durante a Vigília da Festa de São Miguel, Anjo de Portugal e da Paz, na Bênção e reabertura da renovada Lipsanotheca Real, Capela - Santuário de Relíquias da Fundação Oureana e Fundação D. Manuel II presidida por SAR, D. Duarte, Duque de Bragança e Conde de Ourém.

O evento culminou com a reabertura da renovado Real Lipsanoteca Memorial no Castelo de Ourém dedicado ao Santo Condestável São Nuno de Santa Maria e contendo uma das maiores colecções de Santas Relíquias fora do Vaticano.

É neste Santuário Privado inaugurado por John Mathias Haffert em 2000 que a Cruzada Internacional para as Santas Relíquias (I.C.H.R.) se baseia com mais de 5000 membros inscritos com suas Colecções.

O Apostolado promove o Culto e a História das Relíquias Sagradas, além de garantir a autenticação, usando a ciência, dos restos mortais dos santos e de seus objectos pessoais. O Apostolado é reconhecido em todo o mundo e tem ajudado vários postuladores de causas de santos, incluindo os de São Nuno de Santa Maria e da Beata Maria Cristina de Sabóia - Nápoles.

Na seguinte galeria podem ver-se fotografias do altar da Família Cunha Coutinho com a inscrição "In Memoria Familiae Cunha Coutinho", nas portas os brasões dos Barões de Nossa Senhora da Oliveira e da Família Sanhudo e em baixo a Cruz de Malta. No vitral pode ler-se "In Memoria Baronum Domina Nostra Oliveira".

Fundada em 1988 por Carlos e Margarida Evaristo, eles reuniram a sua colecção particular para a colecção, do Grande Capelão da Casa Real, Padre Carlos Cecchin, que resgatou e colectou relíquias por mais de 40 anos e que deu uma meditação muito comovente sobre a História e culto das relíquias sagradas chamando a Real Lipsanoteca de iluminação sobre Portugal e agradecendo a todos os benfeitores que contribuíram para a renovação.

A colecção contém várias relíquias importantes, incluindo corpos e relíquias de santos que fazem parte da história de Portugal e da Europa. O Memorial também reúne os Cenótipos aos Fundadores da Fundação Oureana / Fundação para a Pesquisa Religiosa, contendo relíquias com restos de outras figuras proeminentes sepultadas em sarcófagos de benfeitores e colaboradores, como o Prof. Dr. Frederick Zugibe, famoso CSI de Nova York. e Presidente da Pontifícia Comissão para os Estudos do Santo Sudário e do Centro de Pesquisa Religiosa da Fundação. Zugibe, que morreu em 2012, foi o primeiro a ser enterrado como Jayne Horner, uma conhecida exploradora subaquática que, junto com o marido Dave Horner, descobriu o naufrágio de ouro e prata de "La Capitana".

Depois da bênção do Bispo Protector Patronal, D. António Mendes dos Santos, foi prestada homenagem a S.A. D. Henrique de Bragança, Duque de Coimbra, falecido em 2017 no seu Cenotáfio e também à Família Imperial Russa assassinada há 100 anos. Também foram lembrados o Arquiduque Josef Karl, Príncipe da Hungria, também falecido em 2017 e sua esposa, que morreu este ano. O Arquiduque Otto von Hansburgo e seu pai, o Imperador Carlos de Hasbebrburgo, que morreu na Madeira em 1922 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 2004, também foram lembrados.

Entre a realeza Patronal do Apostolado das Relíquias e a Real Lipsanoteca presente estavam S.A.I.R. a Arquiduquesa Monika Von Habsburg (Casa Imperial Austro-Húngara), Duquesa De Santangelo, S.A.I.R. o Arquiduque Josef Karl Von Habsburg (Casa Real da Húngria), S.A.S. Príncipe Maurizio Gonzaga Da Vodice (Casa Real de Mântua), S.A. Príncipe Andrew Eudes de Orleams, Duque de Angoulême (Casa Real de França), S.A.R. Príncipe Davit Bagrationi (Casa Real da Geórgia), S.A.I. Grã-Duquesa D. Maria Vladimirovna (Casa Imperial da Rússia), Rei do Ruanda Kigeli V e seu sobrinho Yuhi VI. Estavam presentes também as suas Altezas Reais, Príncipes Noa de Guair e Michael Salazar, da Casa Real do Havai, representando S.A.R. Princesa Owana Salazar.

Fontes:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2160666390634110&id=378146955552738&__tn__=K-R

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page