© 2019 Associação da Família Cunha Coutinho

CANONIZAÇÃO DE SÃO NUNO DE SANTA MARIA: «Exemplo heróico em tempo de crise»

April 27, 2011

 

A 21 de Fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI anunciou a canonização de D. Nuno Álvares Pereira – o já beato Nuno de Santa Maria – para o dia 26 de Abril, junto com outras quatro figuras ilustres da Igreja.

 

Este facto é para Portugal e os portugueses motivo de júbilo e de esperança. Deve também constituir ocasião de reflexão sobre as qualidades e virtudes heróicas desta relevante personagem histórica, digna de ser conhecida e imitada nos dias de hoje. Nuno Álvares Pereira viveu em tempos difíceis de crise dinástica, com fortes divisões no tecido social e político português, que punham em perigo a própria identidade e independência da Nação.

 

Os Bispos de Portugal, em nome de todos os católicos do nosso país, desejam exprimir a sua alegria e gratidão pelo reconhecimento oficial da santidade heróica de mais um filho da nossa terra. Ultrapassando a mera saudade do passado e assumindo, com realismo e esperança, o tempo que nos é dado viver, querem ressaltar algumas virtudes heróicas de Nuno Álvares Pereira, cuja imitação ajudará a responder aos desafios do tempo presente.

...

Pode-se ver na fotografia acima o Barão de Nossa Senhora da Oliveira, descendente de uma irmã de São Nuno de Santa Maria e benfeitor nesta Causa de Canonização, a proferir a primeira leitura da celebração eucarística. Em baixo, fotografias de Gonçalo e Maria da Cunha Coutinho que tiveram a especial honra de comungar das mãos do Papa Bento XVI.

 

 

Fonte, para ler o texto completo: http://www.ordem-do-carmo.pt/index.php/noticias/14-notcias/64-nota-pastoral-da-conferncia-episcopal-portuguesa-.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ASSOCIAÇÃO DE FAMÍLIA UM MEIO PARA PRESERVAR A HISTÓRIA O EXEMPLO DA ASSOCIAÇÃO DA FAMÍLIA CUNHA COUTINHO por Luís Soveral Varella

June 16, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo